sábado, 23 de novembro de 2013

KAT-TUN: ranking dos melhores (e piores) videoclipes

Provavelmente vocês já devem estar cansados de me escutar falando sobre esta boy-band pop japonesa chamada KAT-TUN... MAS COMO QUEM MANDA NESSA BAGAÇA NESTE BLOG SOU EU, VOU FALAR O QUANTO EU QUISER DESSA BANDA, FALÔ?!!!

(inspira expira inspira expira................ caham, pronto, já me acalmei. Desculpem a perda de controle).

Falarei, então, dos videoclipes (também chamados de PVs) de KAT-TUN. No geral, as dancinhas que eles fazem em seus PVs sempre me enchem a paciência, então não são todos os clipes deles que me agradam (alguns deles me irritam de verdade, como vocês verão no fim da postagem). Ainda assim, resolvi selecionar os 5 melhores (na minha opinião) PVs da banda, fazendo uma análise rápida dos motivos pelos quais gosto deles e fazer algumas críticas (construtivas). Não incluí em minha análise os PVs de Kusabi ou Gimme Luv (singles mais recentes deles).

Avisos: durante a postagem eu provavelmente vou dar uma de fan girl aqui, então, se vocês não têm paciência para certas explosões tipo "kyyaaa kyyaaa", não leiam este post.

No geral, os PVs de KAT-TUN contêm: roupas descoladas + coreografias frenéticas que eles tentam dançar de forma sincronizada + algum tipo de roteiro louco que não faz o menor sentido (como em Don't You Ever Stop, You ou Lock On) + Koki cool + olhar sedutor (?) pra câmera + reboladinhas básicas pra alegria das minas. Contudo, certos clipes têm um diferencial que eu justamente tentarei mostrar pra vocês daqui pra frente.

Então vamos ver o meu ranking?

Em 5º lugar (tcham tcham tcham tchaaaam) temos: LIPS


O que vale realmente a pena neste videoclipe (fora a música, uma das minhas preferidas da banda, com uma certa pegada rock interessante) é o figurino do Kamenashi Kazuya. Sério, acho que eu nunca o vi mais estiloso do que em Lips, nem mesmo nas sessões de fotos para a revista Myojo ou outra dessas pra adolescentes histéricas: mano, como um cara pode ficar tão bem com lápis de olho preto e unhas pintadas?!!! (hemorragia nasal básica). Eu só não sei se aquela cena inicial dele é mais constrangedora do que sedutora, mas enfim...
Outros elementos que achei bacanas: os fios dos microfones se espalhando pelo cenário, a fumaça vermelha saindo dos microfones, a AUSÊNCIA DE DANCINHAS (essencial, essencial).
Assim, não é que eu não ache que o KAT-TUN dance mal, mas são raras as ocasiões em que as coreografias se encaixam bem no clipe... (minha opinião, claro).
Críticas: TAGUCHI, O QUE DIABOS VOCÊ FEZ COM SEU CABELO? Pouts, parece que ele tentou fazer uma chapinha em um cabelo seco, sei lá, tá muito feio! (nem colocarei fotos para não assustá-los). Ah, o chapéu do Akanishi também não me agrada em nada. E o Ueda sensualizando pra câmera não cola...

4º lugar: White X'mas

De cara, já digo: sem dancinhas! (uhhuuu).
Koki emocionado
Gosto do clipe porque a banda consegue realmente trazer um sentimento de melancolia sem ficar muito exagerado (com exceção do Akanishi, que fica maior parte do PV com cara de b***a, mas tudo bem). A interpretação do Koki é extremamente apaixonada e emocionante, parece que ele de fato chorou durante a gravação do clipe (eu te consolo Koki). Creio que esta tenha sido a primeira canção que eu ouvi E gostei do KAT-TUN (a primeira que ouvi acho que foi "You", que não me agradou muito na época).
Jin demonstrando sua habilidade de atuação:
ausência de sentimentos
Eu só não sei se considero interessante a ideia de "Papai Noel" andando pelas ruas ou meio ridícula mesmo... Bom, mas como todo clipe de KAT-TUN precisa mesmo de alguma coisa meio absurda/nonsense, acho que o São Nicolau até que foi representado...
Ah, e a música é bonitinha também.


A seguir, temos Run For You em 3° lugar
Bom, antes algumas críticas:
- Não gosto da música (esse pop/eletrônico não me cai muito bem).
- Não gosto muito da dancinha que tem no clipe.
Dancinha...
Koki com linhas que dão choque
Apesar disso, o visual é bem legal. Mais uma vez, temos um roteiro incompreensível, em que os meninos estão, por algum motivo, confinados em algum tipo de prisão, cada cela com alguma coisa de bizarro: Koki rodeados por linhas que dão choque (oi?!), Ueda ouvindo alguma coisa nos headphones (algum tipo de sessão de tortura com músicas do Justin Bieber? Hehe, brincadeira fãs do Justin), Kame vendo imagens sinistras, Taguchi passando frio, tadinho, Nakamaru em um local onde tudo está paralisado (como se o tempo tivesse parado).

Provavelmente é o primeiro clipe que eu vejo em que gosto da aparência de todos da banda: o cabelo de todo mundo tá legal (elemento essencial, já que a maioria dos membros muda de cabelo toda hora) e a roupa também tá decente... 
Os efeitos especiais ficaram muito bons, e o ambiente da cela de cada um ficou muito bem caracterizado. Além disso, gosto desse design que não foge muito além do preto/branco/cinza; aliás, muito dos clipes da banda usam essa cartela de cores, né? vide por exemplo You, Lock On...
Só um último comentário antes de partirmos para a próxima colocação: Nakamaru + terno bem-cortado = sucesso :)
Nakamaru muito elegante de terno :)


Em 2º lugar: clipe de To The Limit
Além da música ser diferente da maioria das músicas deles, o esquema do PV também é original (para o nível Johnny's Entertainment, claro). Afinal, pela primeira vez temos uma historinha, com começo, meio e fim e tudo mais (e é uma historinha compreensível, ainda por cima!). Basicamente, temos o roubo a um banco e o pessoal da banda dando uma de herói (menos o Koki, super inútil, mas tudo bem). OK, não dá pra levar a sério o clipe, mas acho que a intenção é ser um pouco cômico mesmo (será?...).
Amei o Nakamaru aqui, ele parece muito com um bancário super certinho e meticuloso, com mania de limpeza (não sei de onde eu tirei isso ...). Ri muito com ele tendo um flashback e lembrando que sabe lutar artes marciais LOL.
(Sem danças.)


E, finalmente, em primeiríssimo lugar!!!! RESCUE!!!

Já era hora de aparecer um clipe em que eu gostasse deles dançando! Não sei se são os bailarinos de apoio que ajudam ou se a coreografia que é boa, mas o caso é que esta é uma dança que eu consigo respeitar! (hehe)
O figurino e o cenário também são muito legais, e o visual do clipe é excelente, todo em preto e branco, meio dark.
Oh, que garotas bonitas... Ops, desculpe Ueda...
Só o Ueda que eu achei que, por algum motivo, não se encaixou muito bem com o resto. Não sei se é a roupa dele ou o fato dele parecer uma garota (não que parecer uma menina seja um problema de fato). Mas é que, sei lá, as duas dançarinas que dividem a cena com ele em determinado momento chegam a ser menos femininas que ele...Talvez ele esteja "delicado" demais para um clipe que pediria algo mais rock'n roll, sei lá... Ah, mas o que mais me incomoda de fato é que eu não gosto dele dançando, me desculpe.
A música Rescue também é uma de minhas favoritas. Enfim, por todos estes motivos, esse clipe fica em 1o lugar na minha lista de preferidos.

Queria falar de mais clipes da banda, mas como esta postagem já ficou grande demais, fica pra outra ocasião... Imagino que os fãs da banda não tenham concordado com tudo o que falei, mas esta é apenas a minha opinião.
Sintam-se livres para fazer comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário